Tentando entender Donnie Darko

by - segunda-feira, novembro 02, 2015


"Porque você veste essa estúpida fantasia de homem?"

     Donnie Darko é um filme de 2001 que tem como protagonista Jake Gyllenhaal. O filme de ficcção-cientifica, drama e horror se passa em uma cidadezinha nos anos 80. Mais especificamente do dia 2 de outubro de 1988 até 30 de outubro de 1988.
     Donnie é um jovem perturbado que sofre com alucinações e é diagnosticado com esquizofrenia. Sonâmbulo, ele é despertado em uma noite por um coelho que começa a lhe dar ordens. Donnie acorda no meio de um campo de golfe com números desenhados no braço, que de acordo com o coelho é o tempo que falta para o mundo acabar.


                                                               CONTÉM SPOILERS

     Ao voltar pra casa, ele descobre que uma turbina de avião caiu no seu quarto. A partir desse momento o coelho começa a interrogá-lo sobre viagens no tempo. Ele procura um professor que explica conceitos como buraco de minhoca e a teoria da relatividade usando a obra Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking. O professor também empresta um livro que descobrimos que a autora é a Vovó Morte, aquela velha doida que fica esperando uma carta. A Filosofia da Viagem no Tempo é um guia para o filme. Vamos entender melhor essas "regras".

Universos paralelos
     No filme temos dois universos: O universo primário que é o que estamos, e o universo tangente que é como se fosse uma cópia do nosso universo. É nesse universo que o filme se desenrola.

Como o tangente ocorre?
     Existe uma quarta dimensão do tempo e quando o tecido dessa dimensão é corroído ocorre acidentes. Que é o universo tangente. Esse universo é instável, e ele não se sustenta por mais que algumas semanas. E eventualmente ele entrará em colapso formando dentro do nosso universo (primário) um buraco negro. 



Os artefatos (A turbina do avião)
     São os primeiros sinais de que o Universo Tangente ocorreu. No livro (A Filosofia da Viagem no Tempo) fala que a intervenção divina é considerada a única conclusão lógica para a aparição do Artefato.
    O receptor vivo (Donnie) é escolhido para guiar o Artefato. E ele possui alguns poderes de super herói, como super força, telecinese, controlar água e fogo.
     Aqui entendemos como ele conseguiu inundar a escola e outras destruições que ocorrem ao longo do filme. A única missão de todo mundo que está nesse universo é ajudar o receptor a devolver o artefato.

O Coelho (Frank)
     Morreu dentro do universo tangente. Ainda não entendi muito bem a linha do tempo dele, mas o que aparece para o Donnie é o espirito do Frank. No livro ele é referenciado como manipulado morto sendo mais poderoso que o receptor e seu único objetivo é fazer com que ele entregue o artefato no universo primário.



Algumas descobertas
- A carta que a vovó espera, é a carta que Donnie a enviou no universo tangente.
- Frank é o namorado da irmã mais velha de Donnie.
- Os manipulados no universo primário guardam uma espécie de arrependimento. Porém eles não se lembram do quê e porquê, pois tudo aconteceu no universo tangente.

Interpretação
     A minha primeira interpretação foi que o filme era de trás pra frente, então muita coisa ia fazer sentido. (Pelo menos na minha cabeça). Mas descobri que é um ciclo, e que basicamente era só pro personagem morrer no final. Tipo O Efeito Borboleta. O que não fica implícito é que, se era pra ele morrer no primeiro momento, porque o coelho o acordou?
     Concluindo... Não dá pra entender. Cada pessoa tem uma interpretação diferente. O que conseguimos entender são as regras que cercam o filme e como funciona mais ou menos a dinâmica das coisas. Mas cada detalhe, cada cena é uma interpretação diferente. 
     Eu particularmente gostei do filme. Pra quem gosta de viagem no tempo, buracos de minhocas e a teoria da relatividade vai curtir. Não tente entender demais, algumas coisas simplesmente acontecem porque tem que acontecer. 



Classificação

You May Also Like

2 comentários

  1. Realmente esse filme é confuso. E sendo confuso e com algumas opiniões negativas que vi pela internet, gostei muito dele! A confusão dele me chama atenção, me leva a pesquisar e querer tirar algum sentido de tudo o que acontece ali. Mas mesmo pesquisando bastante e discutindo sobre o filme, algumas coisas eu não entendi e acredito que nem vou entender, como as aparições do Frank, por exemplo. Como ele voltou no tempo se ele morreu? E a turbina? É o "destino" dela atravessar o universo paralelo? Muitas perguntas que de certa forma nem precisam ser respondidas... Só pensadas. No mais, recomendo! Excelente filme pra quem gosta do gênero!

    ResponderExcluir
  2. Algumas questões nem o próprio diretor sabe responder. Mas concordo com você. É um excelente filme que te faz parar, pensar e tentar entender o que acabou de acontecer. Obrigada pelo comentário. Volte sempre :)

    ResponderExcluir