Como ler mais

by - quarta-feira, novembro 11, 2015


     Muita gente tem dificuldade em ler muitos livros no mês ou ler muito rápido. Mas isso não é um bicho de sete cabeças. Tudo é prática. Antes de tudo você deve criar o hábito de ler. Se você não possui calma que tudo se ajeita.

   * Comece lendo livros pequenos e de coisas que você julgue interessante. Por exemplo se você gosta de culinária procure livros que aborde esse assunto. Depois é preciso aumentar o ritmo. Livros maiores e qualquer livro legal que você ver na livraria. Se sempre teve vontade de ler um livro especifico mas nunca teve coragem a hora é essa.

   * Após o hábito da leitura criado é preciso se organizar e criar uma rotina. Algumas pessoas preferem ler a noite antes de dormir, outras de manhã.. Isso vai de cada um. Então escolha o horário que mais lhe agrade e seja religioso em relação a ele.

   * Estabeleça uma meta de quantos capítulos ou páginas deseja ler por dia e tente ao máximo cumprir. Carregue seu livro com você. Se estiver em um consultório, no banco ou até mesmo na escola nos horários livres você vai conseguir ler. Minha mala de viagem só tem livros. Uma semana na praia pra mim é igual a uns 3 livros riscados da lista.

   * Experimente a leitura dinâmica. Vai aumentar a quantidade de livros que lê. E se estiver precisando ler um bem rápido não vai ser a tarefa mais impossível do mundo.

     Pra quem não conhece o método de leitura dinâmica são alguns passos que você treina que permite ler mais palavras em menos tempo. E é muito fácil.

  1.  Desligue todos os ruídos ao redor e tente se concentrar ao máximo.

  2.  Em seguida pegue um cronometro e marque quantas palavras você consegue ler por minuto.        Tente isso com um texto já familiarizado. Revistas, jornais são os mais indicados. E vai aumento o      ritmo com o tempo.

 3. Com auxilio do dedo ou de um marcador vá lendo as palavras por linhas o mais rápido que  consegue. No inicio você não vai conseguir captar nada do texto, mas com o tempo seu cérebro vai  ficando acostumado.  Então é hora de trocar de texto. Escolha um tema diferente  e que tenha um  tamanho maior. 

Repita todos os passos até sentir que já está lendo mais rápido. Mas nunca deixe de praticar sempre que puder.


You May Also Like

2 comentários

  1. Infelizmente eu tenho uma dificuldade grande para ler livros. A preguiça e o sono sempre tomam conta de mim e mau consigo ler um capítulo sem dormir em cima do livro. Por incrível que pareça, os últimos livros que li foram no celular, a caminho do trabalho. Aproveitava o tempo de viagem e todas as manhãs lia durante a viagem toda. Essa foi uma maneira inusitada que encontrei para conseguir ler um livro completo. Mas ainda sim, quero ter a disciplina de ler um livro em casa, com calma, sem cair no sono. Um dia chego lá.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos no celular você conseguiu. Mas não substitui o livro nas mãos. Você vai conseguir, vai ver.

    ResponderExcluir